terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Termo de Referência de nº 001/2014 - Contratação de consultoria - Metas 1.4 e 1.4.2



   


   
INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO

Convênio Caixa Econômica Federal / Instituto Rosa e Sertão / FNMA

Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2014


1.      OBJETIVO:  Contratação de pessoa jurídica para realização de consultoria referente realização de 02 cursos de formação para Condutores Ambientais no âmbito do projeto Turismo Ecoculltural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, Metas 1.4 e 1.4.2, sob a execução do Instituto Rosa e Sertão.

2.      CONTEXTUALIZAÇÃO:

O presente projeto será desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, que engloba 11 unidades de conservação, sendo seis de proteção integral, quatro de uso sustentável e uma RPPN, perfazendo uma área total aproximada de 1.500.000 hectares. Além destas unidades de conservação, existem no território do Mosaico, uma área indígena, outras três RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos em planos de manejo já elaborados e várias reservas legais averbadas.

O território do Mosaico abrange 10 municípios do noroeste de Minas Gerais e um no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma região ainda bem conservada do ponto de vista dos recursos naturais, sendo classificada como área de extrema e alta importância biológica.

Característica de igual importância refere-se à riqueza cultural dos povos e comunidades tradicionais que habitam a região, sertanejos, quilombolas, indígenas, geraizeiros, barranqueiros, fundos e fechos de pasto, chapadeiros dentre outros. Dentro desta diversidade, encontram-se vivas as várias formas de manifestações culturais e de se trabalhar a terra.

São inúmeros os atrativos e as opções de visitação pública nesta região, o que se traduz em grandes potencialidades para o desenvolvimento do turismo ecocultural.

Nos últimos anos, a região tem despertado o interesse de grandes investidores do agronegócio que poderão transformar a paisagem em grandes monocultivos de grãos e eucalipto, a exemplo do que vem ocorrendo em outras áreas do bioma Cerrado. As terras mais baratas, se comparado com outras áreas de Minas Gerais, tem sido um dos principais fatores para essa movimentação.

O Projeto objetiva promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de Base Comunitária na região do Mosaico, de forma a valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes atores considerando as relações de gênero, etnia e geração. Pretende também, potencializar suas ações por meio do trabalho coletivo com o projeto Extrativismo Sustentável, realizado pela Coop Sertão Veredas firmando a gestão integrada de duas vertentes de fomento a geração de renda e valorização dos modos de vida tradicional e da biodiversidade.

Para isso, vem sendo desenvolvidas, ao longo de dois anos, ações relacionadas com de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comunitária.

3.      ABRANGÊNCIA:

As atividades objeto deste TDR terão como âmbito geográfico o território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que engloba os seguintes municípios: Arinos, Formoso, Urucuia, Chapada Gaúcha, Cocos (BA), Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga.


4.      ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

A presente consultoria será dividida em duas fases:

4.1.FASE I:

OBJETO: Realizar 03 cursos de 40 horas/aula, totalizando 120 horas/aula, com público estimado de 90 participantes ao total.
  4.1.1.  Elaborar conteúdo programático/ementa de acordo com a Instrução Normativa 08/2008 do ICMBio,
  4.1.2. Elaborar conteúdo da apostila de formação com no mínimo 40 páginas e no máximo 60,
  4.1.3. Apresentar contextualização da atual situação da atividade no Mosaico e das potencialidades das Áreas Protegidas e das comunidades tradicionais,
  4.1.4. Elaborar relatório da consultoria, bem como, a avaliação do processo (incluindo registro fotográfico e de áudio)

4.2.  FASE II:

OBJETO: Realizar 01 curso de formação de condutores ambientais de 200 horas/aula, seguindo a Instrução Normativa de nº 08/2008 do ICMBIO.

4.2.1        Elaborar conteúdo programático/ementa de acordo com a INº 8, de 08 de setembro de 2008 do ICMBio. Incluindo, ainda, os seguintes conteúdos programáticos: Introdutório de usos e técnicas de GPS; Introdutório de Operação e marketing e Legislação Ambiental e de Povos e Comunidades tradicionais.
4.2.2        A apostila de formação DEVERÁ CONTER no mínimo 60 páginas e no máximo 80. Cada módulo deverá apresentar um conteúdo específico com atividades gerenciadas e ilustrativas.
4.2.3        Apresentar contextualização da atual situação da atividade no Mosaico e das potencialidades das Áreas Protegidas e das comunidades tradicionais,
4.2.4        Elaborar relatório da consultoria, bem como a avaliação do processo (incluindo registro fotográfico e de áudio).

5      PRODUTOS:

FASE I:

 5.1.1 Apostila sobre o conteúdo ministrado abarcando aspectos da região do Território Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, com total de páginas entre 40 e 60 páginas, FONTE Times, 12, espaço 1,5, contendo os princípios da atividade de condução numa linguagem que possibilite futuras publicações acerca do tema.

Conteúdo programático introdutório:
TEMA I: Meio ambiente e cultura
TEMA II: Trabalho do condutor
TEMA III: Segurança e equipamentos

 5.1.2. Relatório sobre as atividades, incluindo relato do curso realizado com listas de presença (nome completo e CPF), tópicos abordados, apostila e avaliações processuais dos participantes. Estes relatórios terão que ser realizados a cada etapa do curso, constando as impressões dos participantes e da equipe.

5.2              FASE II:

5.2.1.      Produção de 01 Apostila com o números de  páginas entre 60 e 90 páginas  referente aos módulos aplicados de acordo com o conteúdo programático da presente ementa:
MÓDULO I: Meio ambiente e cultura (ênfase na UC)
A – história e geografia regional;
B - ambiente da unidade de conservação;
C - turismo e sustentabilidade;
D - legislação pertinente.

MÓDULO II: Trabalho do condutor e Segurança e equipamentos
A - técnicas de condução;
B - atividade de Interpretação ambiental;
C – monitoramento de impactos;
D – ética, apresentação pessoal e relações interpessoais.
E - primeiros socorros/resgate/combate a incêndios;
F - sexualidade/ DST/drogas;

MÓDULO III:
Técnicas de GPS
Legislação ambiental e povos e comunidades tradicionais.

A apostila deverá conter aspectos da região do Território Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, com no mínimo 60 páginas contendo os princípios da atividade de condução numa linguagem que possibilite futuras publicações acerca do tema;


5.2.2 Relatório sobre as atividades, incluindo relato do curso realizado com listas de presença (nome completo e CPF), tópicos abordados, apostila e avaliações processuais dos participantes. Estes relatórios terão que ser realizados a cada etapa do curso, constando as impressões dos participantes e da equipe.


6            PRAZOS:

A presente consultoria deverá ser realizada no prazo de 160 (cento e sessenta dias) a contar da data de assinatura do contrato.

7            VALORES:
Valor total do contrato: R$ 29.200,00 (vinte e nove mil e duzentos reais)

8            DESPESAS OPERACIONAIS:


As despesas operacionais com transporte dentro do território do Mosaico SVP, alimentação e hospedagem correrão por conta do Instituto Rosa e Sertão.

9            QUALIFICAÇÃO:

8.1 Formação do consultor deverá ser nível superior completo em Turismo ou área afim. Desejável: Especialização na área;

8.2 Experiência de pelo menos 5 (cinco) anos em trabalhos com turismo de base comunitária e/ou ecoturismo em Unidades de Conservação.

10        SUPERVISÃO:

A supervisão será feita pela coordenação do projeto e base executiva do Instituto Rosa e Sertão.

11        SELEÇÃO:

Os candidatos deverão encaminhar para o e-mail projetotbcmosaico@gmail.com com cópia para  rosaesertao@gmail.com   portfólio de atuação da empresa, cartão do CNPJ e currículo vitae do consultor que desenvolverá até às 18h00 do dia 31 de janeiro de 2014. 


Chapada Gaúcha, 21 de janeiro de 2014.


---

Tereza de Jesus Silva Santos
Presidenta

Damiana Campos
Coordenadora Executiva

Hebert Canela
Coordenador do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário