terça-feira, 2 de abril de 2013

Processo seletivo nº 003/2013 do Ponto de Cultura Seu Duchim/Instituto Rosa e Sertão



INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO
Secretaria do Estado de Cultura e SEC/Instituto Rosa e Sertão
Convênio: 3000/0/10
TERMO DE REFERÊNCIA Nº003/13


OBJETIVO: Contratação de designer, pessoa jurídica, para prestação de serviço no projeto Ponto de Cultura Espaço Geral de Folias Seu Duchim.


1.) CONTEXTUALIZAÇÃO
Este projeto baseia-se na realização periódica de oficinas que têm como conteúdo principal expressões diversas da cultura sertaneja do Norte de Minas Gerais. Sendo nossa região um lugar onde vigora uma multiplicidade de saberes e fazeres tradicionais, associados a uma paisagem natural com a qual seus moradores interagem organicamente, acreditamos que um Ponto de Cultura seja fundamental na valorização e transmissão de modos de vida que têm veredas, brejos e gerais como fonte de inspiração para seus ofícios, artes e conhecimentos.
O ponto de partida para as ações do “Espaço Geral Seu Duchim de Folias Artevideomusicais” é a cidade nortemineira de Chapada Gaúcha, nome que remete à migração de agricultores do Rio Grande do Sul na década de 70 e a um modelo de gestão no campo baseado em empresas monocultoras. A monocultura (no caso em questão, da soja e da semente de capim braquiaria) não se refere apenas a uma proposta de modelo econômico, mas também a modos de vida e suas dimensões culturais, sociais e simbólicas. O modo como a terra é pensada e apropriada relaciona-se de forma íntima com o modo como as pessoas criam, como as pessoas se fazem culturalmente. Se o nome de nossa cidade sugere a hegemonia de uma dada perspectiva econômico-social, ele não consegue esconder, por entre vãos que cismam em cortar sua chapada, vidas que se nutrem de veredas, brejos, vazantes e cerrado.
A força desta região já fora (ine)narrada pelo Grande Sertão:Veredas de João Guimarães Rosa, escritor que nos inspira poética e conceitualmente. Dele, tomamos de empréstimo a referência à nossa região como Grande Sertão, e a seus habitantes, sertanejos. A cultura sertaneja é o motor para nosso Ponto de Cultura; a partir dela é que se baseiam os conteúdos das oficinas propostas. Das tradicionais danças de roda (marujo do mar, crueira, hiuma, tropeiro, guaiana, do tamanduá, maná, sum sum, zão zão, quatro quadradinho etc.), de São Gonçalo, quilombolas (lundu, manzuá, roda baiana, vapor brasileiro, pega o peixe tubarão, etc.), das catiras e curraleiras, temos a inspiração para uma oficina de dança; das cantigas a elas associadas, bem como os cantos das Folias e as músicas inspiradas em obras literárias formaremos o repertório para um canto-coral infanto-juvenil; dos toques das Folias de Reis, Nossa Senhora, Santa Luzia etc. temos matéria musical que compõem a orquestra feminina de caixas de reis; dos bilros, instrumento feito de madeira utilizado para tecer as esteiras, que tecem esteiras de palha de buriti surge a iniciativa de, em oficinas itinerantes, expandimos a proposta para a tessitura do plástico. Associado a elas, griôs circulam contando histórias que enriquecem os fazeres artístico-musicais. Por fim, tudo está sendo registrado por meio escrito e audiovisual, para que tenhamos um Centro de Memória Viva disponível à consulta de toda a comunidade.
O principal objetivo que o Seu Duchim pretende alcançar é o estabelecimento de um espaço de articulação, criação e difusão das expressões culturais de inigualável riqueza histórica da nossa região. Por meio de oficinas que exploram as linguagens diversas de nosso repertório artístico e intelectual, buscaremos consolidar um lugar de troca entre jovens e velhos, homens e mulheres, cidade e roça, pautado não em uma transmissão passiva, mas num aprendizado crítico e criativo onde diferentes perspectivas estejam sempre a se mesclar. Enfim, um espaço geral cujo motor seja o entusiasmo da comunidade ampla em garantir, por meio de folias audiovideomusicais, a valorização e sustentabilidade do patrimônio cultural do Grande Sertão.
Decidimos chamar nosso Ponto de Cultura de “Espaço Geral Seu Duchim de Folias Artevideomusicais” por diversas razões que se compõem. Espaço porque sugere um lugar que se desloca, se movimenta, e que, além de uma estrutura física, é um território de vontades e interesses que convergem para fazer algo acontecer. Geral porque une a característica geográfica da região – os campos gerais das tantas histórias de vaqueiros – com a proposta de promover a difusão ampla e irrestrita de cultura. Folias porque tanto remete à manifestação típica das comunidades rurais que reúne, em torno de um santo ao qual se paga promessa, um grupo que toca, canta, dança, improvisa, faz visitas, come e bebe; quanto a um estado de alegria próprio daqueles que fazem o que gostam. Artevideomusicais porque explorará, de forma integrada, estes vários tipos de linguagem
Deixamos Seu Duchim propositalmente com um parágrafo só para ele – e, por ser pouco para expressá-lo, o tomaremos como um patrono a acompanhar as atividades de nosso Ponto. Tentemos apresentar suas múltiplas riquezas. Nascido Domingos Ribeiro Neves, desde menino passou a ser chamado “Duchim”, apelido que se pode dizer profético pois fiel à simpática personalidade que a alcunha de imediato sugere. “No seio de uma família bastante humilde”, se tornou “um homem simples, temente a Deus e amigo de todos”, conforme ele narrou para um filho seu. Da vida difícil na comunidade de Veredinha, em São Francisco, guarda a memória dos pais e irmãos e do casamento com dona Laura, com quem foi criado praticamente junto. Trabalhou desde criança: ou como guieiro de carro de boi, ou plantando roça na meia, ou como vaqueiro para fazendeiros da região. O ofício predileto: lidar com o gado, principalmente na época em que “gado solteiro era criado na solta que era um sertão sem fim, terras devolutas do governo, naquele tempo em que tudo era aberto sem um palmo de cerca”. A vida de vaqueiro e a vontade de dar uma educação melhor para os filhos o impulsionou para mudanças. Foi para trabalhar em uma fazenda que se estabeleceu com a família na comunidade de Ribeirão de Areia, onde conseguiu comprar uma terra, e da qual se mudou muito tempo depois em direção ao “Sítio do Pica-pau Amarelo”, conforme os netos nomearam a propriedade a 4 quilômetros da sede de Chapada Gaúcha. Seu Duchim, figura que enternece o coração de todos que a ele se referem por nutrir um carinho espontâneo e acolhida sem igual a qualquer pessoa de bem que dele se aproximava, enveredou-se pelo “sertão sem fim” ao qual todos nós um dia temos que seguir.

2) ABRANGÊNCIA
As atividades objeto deste TDR terão como âmbito geográfico o município de Chapada Gaúcha, norte e noroeste de Minas Gerais.

3) PRODUTOS
a) Criação da identidade visual do projeto Ponto de Cultura e do Centro de Memória Viva
b) Folder, cartão de visita
c) Banner,
d) Placa informativa
e)Cartaz

5.)PRAZOS
O prazo de execução do trabalho será até 60 dias

6.) VALOR
Será destinado ao serviço o valor de R$ 2.000,00 (Dois mil reais),  dividido em duas parcelas de R$ 1.000,00 cada.

7.)QUALIFICAÇÃO
7.1)Formação nível Superior, com experiência em designer;
7.2) Experiência na área de cultura popular e realização de oficinas coletivas.

8.) SUPERVISÃO
A supervisão será feita pela diretoria do Instituto Rosa e Sertão

9.)DA SELEÇÃO
Os interessados deverão encaminhar para o e-mail: rosaesertao@gmail.com ou correios para: Avenida Rio Grande do Sul, Centro, Chapada Gaúcha/MG, CEP: 39 314 000, contendo: recibo de recebimento assinado e datado; currículo vitae e portfólio de atuação profissional.

10.)PRAZO
1.1        Os currículos vitae deverão estar na sede do Instituto Rosa e Sertão até o dia 15 de abril de 2013, em horário comercial, para o endereço: Avenida Rio Grande do Sul, com a Minas Gerais, 437 Centro, Chapada Gaúcha/MG CEP: 39314-000. O candidato poderá optar pelo envio do currículo por e-mail: rosaesertao@gmail.com e espacodefoliasseuduchim@gmail.com  - Assunto: Concorrência Designer/ Projeto Ponto de Cultura desde que haja a confirmação de recebimento pelo Instituto Rosa e Sertão.
1.2        Serão selecionados até 03 (três) currículos para realização de entrevistas.
1.3        As entrevistas acontecerão no dia 17 de abril via skype ou telefone.
1.4         O resultado será comunicado ao candidato selecionado no dia 18 de abril.


Chapada Gaúcha, 02 de abril de 2013



Tereza de Jesus Silva Santos
Presidenta


Damiana Campos
Coordenadora Executiva




Nenhum comentário:

Postar um comentário