sexta-feira, 4 de maio de 2012

TdR 009/12 - Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas



INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO

Convênio Caixa Econômica Federal / Instituto Rosa e Sertão / FNMA

Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 009/12


1.       OBJETIVO:  Contratação de assistente de produção cultural para a organização e realização do XI Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas no âmbito do projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, sob a execução do Instituto Rosa e Sertão.

2.      CONTEXTUALIZAÇÃO:

O presente projeto será desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, que engloba 11 unidades de conservação, sendo seis de proteção integral, quatro de uso sustentável e uma RPPN, perfazendo uma área total aproximada de 1.500.000 hectares. Além destas unidades de conservação, existem no território do Mosaico, uma área indígena, outras três RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos em planos de manejo já elaborados e várias reservas legais averbadas.
Entremeadas a todas estas áreas protegidas localizam-se propriedades privadas, em que são desenvolvidas as atividades agropecuárias, tanto voltadas para o agronegócio e a silvicultura, como para a agricultura familiar.

O território do Mosaico abrange 10 municípios do noroeste de Minas Gerais e um no sudoeste da Bahia, região que possui uma densidade demográfica bastante baixa, de pouco mais de 5 hab / km2, e baixos Índices de Desenvolvimento Humano, com uma média de 0,67.

Trata-se de uma região ainda bem conservada do ponto de vista dos recursos naturais, sendo classificada como área de extrema e alta importância biológica.

Característica também importante refere-se à riqueza cultural dos povos que habitam a região, sertanejos, quilombolas, indígenas, dentre outros. Nela ainda se encontram preservadas várias formas de manifestações culturais tão bem descritas pelo célebre escritor mineiro João Guimarães Rosa, a quem se prestou homenagem ao se nomear o Parque Nacional sediado em Chapada Gaúcha com o título de sua mais famosa obra, Grande Sertão: Veredas.

São inúmeros os atrativos e as opções de visitação pública nesta região, o que se traduz em grandes potencialidades para o desenvolvimento do turismo ecocultural.

Nos últimos anos, a região tem despertado o interesse de grandes investidores do agronegócio que poderão transformar a paisagem em grandes monocultivos de grãos e eucalipto, a exemplo do que vem ocorrendo em outras áreas do bioma Cerrado. As terras mais baratas, se comparado com outras áreas de Minas Gerais, tem sido um dos principais fatores para essa movimentação.

O Projeto objetiva promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de Base Comunitária na região do Mosaico, de forma a valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes atores considerando as relações de gênero, etnia e geração. Pretende também, potencializar suas ações por meio do trabalho coletivo com o projeto Extrativismo Sustentável, realizado pela Coop Sertão Veredas firmando a gestão integrada de duas vertentes de fomento a geração de renda e valorização dos modos de vida tradicional e da biodiversidade.

Para isso serão desenvolvidas ações relacionadas com de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comunitária.

3.      ABRANGÊNCIA

As atividades deste TDR terão como âmbito geográfico o território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que engloba os seguintes municípios: Arinos, Formoso, Urucuia, Chapada Gaúcha, Cocos (BA), Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga.


4.      ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

4.1 Participar, com pró-atividade, de todas as etapas de produção do XI Encontro dos Povos do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, incluindo: planejamento, execução e avaliação do evento.

4.2 Participar da organização das oficinas de sensibilização e mobilização para o XI Encontro dos Povos do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, incluindo: levantamento de agentes comunitários, montagem de banco de dados, mobilização, execução e avaliaçãodos encontros.

4.3 Auxiliar no levantamento cultural do Mosaico Sertão Veredas-peruaçu, a partir de contatos com as prefeituras e composição do banco de dados.

4.4. Auxiliar no atendimento telefônico, tomada de orçamentos e atualização de mailing para divulgação.

4.5 Participar da execução do evento com profissionalismo, atendendo às exigências de produção cultural, a saber: pontualidade, comprometimento, responsabilidade e interesse pelo estudo da produção cultural regional.

4.3 Participar da elaboração do relatório pós-evento.



5.    PRODUTOS

5.1. Será produzido um relatório com os resultados e avaliações do XI Encontro dos Povos do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu . O mesmo envolverá, além do assistente de produção, os demais membros da equipe de produção cultural do Rosa e Sertão.


6.      PRAZOS

O prazo de execução do trabalho será de 4 (quatro) meses, iniciando-se no dia 17 de maio de 2012 e terminado no dia 17 de setembro de 2012;

7.      DESPESAS OPERACIONAIS


As despesas com transporte, alimentação e hospedagem ocorrerão por conta do Instituto Rosa e Sertão.

8.       QUALIFICAÇÃO

8.1 Formação nível superior completo em Turismo, Comunicação Social, História ou profissional em área afim;

8.2 Experiência de, pelo menos, 3 anos em trabalhos de produção cultural.

8.3 Disponibilidade para trabalhar em Chapada Gaúcha, Minas Gerais durante a produção do XI Encontro dos Povos do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu (planejamento, execução e avaliação)



9.      SUPERVISÃO

A supervisão será feita pela diretoria do Instituto Rosa e Sertão e pela coordenação técnica do projeto de Turismo Ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.


 10. PROCEDIMENTOS PARA CONCORRENCIA DA VAGA

10.1.Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail: projetotbcmosaico@gmail.com, com cópia para: rosaesertao@gmail.com ou correios para: Avenida Rio Grande do Sul, Centro, Chapada Gaúcha/MG, CEP: 39 314 000, contendo: currículo vitae e uma proposta com o valor bruto do trabalho. Prazo: até o dia 10 de maio de 2012.


10.2 Serão selecionados até 05 (cinco) currículos para realização de entrevistas.

10.3 As entrevistas acontecerão no dia 15 de maio de 2012 na sede do Instituto Rosa e Sertão, situado na Avenida Minas Gerais, nº 900, Centro, Chapada Gaúcha/MG.

10.4 O resultado será comunicado ao candidato selecionado no dia 16 de maio de 2012

11. VALORES


O contratado terá um vencimento mensal bruto de R$ 1.000,00 (mil reais brutos), durante quatro meses.
As despesas com transporte, alimentação e hospedagem decorrentes da execução do projeto, quando em viagem, ocorrerão por conta do Instituto Rosa e Sertão.



Chapada Gaúcha, 04 de maio de 2012

Márcia Regina Silva Pena
Presidenta do Instituto Rosa e Sertão


Damiana Campos
Coordenadora Executiva do Instituto Rosa e Sertão

Danielle Alves
Coordenadora Técnica do Projeto Turismo Ecocultural
de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu


Nenhum comentário:

Postar um comentário