sexta-feira, 4 de maio de 2012

TdR 0072012 - Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu



INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO

Convênio Caixa Econômica Federal / Instituto Rosa e Sertão / FNMA

Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 007/12


1.       OBJETIVO:  Contratação de arte educador para ministrar 11 encontros de atividades ecoculturais no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu para educadores no âmbito do projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, sob a execução do Instituto Rosa e Sertão.

2.      CONTEXTUALIZAÇÃO:

O presente projeto será desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, que engloba 11 unidades de conservação, sendo seis de proteção integral, quatro de uso sustentável e uma RPPN, perfazendo uma área total aproximada de 1.500.000 hectares. Além destas unidades de conservação, existem no território do Mosaico, uma área indígena, outras três RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos em planos de manejo já elaborados e várias reservas legais averbadas.

Entremeadas a todas estas áreas protegidas localizam-se propriedades privadas, em que são desenvolvidas as atividades agropecuárias, tanto voltadas para o agronegócio e a silvicultura, como para a agricultura familiar.

O território do Mosaico abrange 10 municípios do noroeste de Minas Gerais e um no sudoeste da Bahia, região que possui uma densidade demográfica bastante baixa, de pouco mais de 5 hab / km2, e baixos Índices de Desenvolvimento Humano, com uma média de 0,67.

Trata-se de uma região ainda bem conservada do ponto de vista dos recursos naturais, sendo classificada como área de extrema e alta importância biológica.

Característica também importante refere-se à riqueza cultural dos povos que habitam a região, sertanejos, quilombolas, indígenas, dentre outros. Nela ainda se encontram preservadas várias formas de manifestações culturais tão bem descritas pelo célebre escritor mineiro João Guimarães Rosa, a quem se prestou homenagem ao se nomear o Parque Nacional sediado em Chapada Gaúcha com o título de sua mais famosa obra, Grande Sertão: Veredas.

São inúmeros os atrativos e as opções de visitação pública nesta região, o que se traduz em grandes potencialidades para o desenvolvimento do turismo ecocultural.

Nos últimos anos, a região tem despertado o interesse de grandes investidores do agronegócio que poderão transformar a paisagem em grandes monocultivos de grãos e eucalipto, a exemplo do que vem ocorrendo em outras áreas do bioma Cerrado. As terras mais baratas, se comparado com outras áreas de Minas Gerais, tem sido um dos principais fatores para essa movimentação.

O Projeto objetiva promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de Base Comunitária na região do Mosaico, de forma a valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes atores considerando as relações de gênero, etnia e geração. Pretende também, potencializar suas ações por meio do trabalho coletivo com o projeto Extrativismo Sustentável, realizado pela Coop Sertão Veredas firmando a gestão integrada de duas vertentes de fomento a geração de renda e valorização dos modos de vida tradicional e da biodiversidade.

Para isso serão desenvolvidas ações relacionadas com de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comunitária.

3.      ABRANGÊNCIA

As atividades deste TDR terão como âmbito geográfico o território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que engloba os seguintes municípios: Arinos, Formoso, Urucuia, Chapada Gaúcha, Cocos (BA), Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga.


4.      ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

4.1 Preparar material informativo (apostila) contendo a proposta do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu em seu contexto educacional e patrimonial (patrimônios ambiental e cultural) que regem o projeto incluindo, no mínimo, os seguintes tópicos: I) Apresentação do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e os respectivos patrimônios ambiental e cultural do território II) Apresentação do tema Educação Ecocultural  III) Atividades de Educação Ecocultural nas Escolas; IV) Apresentação de experiências de educação ambiental e patrimonial no espaço formal e não-formal V) Discussões em torno da educação ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e a correlação com as disciplinas dos ensinos fundamental e médio VI) Aspetos Gerais sobre o território do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. Esta apostila tem que estar de acordo com o nível que se estabelece para os participantes, sendo, assim, uma apostila para pesquisa, organização e outras fontes necessárias para sua compreensão.

4.2 Ministrar 11 oficinas de 10 horas/aula, com base na apostila preparada, nas onze cidades citadas no item abrangência, acima. As oficinas acontecerão entre os dias 01 e 31 de agosto de 2012. Estas oficinas deverão que ser adequadas de acordo o público presente (educadores da rede pública dos ensinos fundamental e médio), a forma metodológica tem que ser explicativa ao que se pretende o material didático a ser produzido.

4.3 Elaborar relatório sobre as atividades, incluindo relato das oficinas realizadas com listas de presença (nome completo e CPF), tópicos abordados, apostila e avaliações processuais dos participantes. Os conteúdos deste relatório terão que ser produzidos paulatinamente a cada oficina, constando as impressões dos participantes e da equipe a cada encontro concluído.

5.    PRODUTOS

5.1. Apostila informativa contendo a proposta do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu em seu contexto educacional e patrimonial (patrimônios ambiental e cultural) em uma linguagem voltada para educadores e que estimule a produção de novas pesquisas sobre os temas abordados;

5.2. Relatório sobre as atividades realizadas.


6.      PRAZOS

O prazo de execução do trabalho será de 4 (três) meses, iniciando-se no dia 31 de maio de 2012 e terminado no dia 31 de setembro de 2012.

7.      DESPESAS OPERACIONAI


As despesas com transporte, alimentação e hospedagem ocorrerão por conta do Instituto Rosa e Sertão.

8.       QUALIFICAÇÃO E DISPONIBILIDADE

8.1 Formação nível superior em andamento ou completo em Pedagogia, História, Arte Educação, Ciências Sociais, Geografia ou profissional em área afim;
8.2 Experiência de, pelo menos, 3 (três) anos em trabalhos educação patrimonial e ambiental.

8.3 Disponibilidade para trabalhar em Chapada Gaúcha, Minas Gerais, quando necessárias reuniões, fechamento de materiais, e demais ações inerentes ao projeto.


9.      SUPERVISÃO

A supervisão será feita pela diretoria do Instituto Rosa e Sertão e pela coordenação técnica do projeto de Turismo Ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.


 10. PROCEDIMENTOS PARA CONCORRENCIA DA VAGA

10.1.Os interessados deverão encaminhar o currículo, portfólio da empresa e proposta pedagógica para o e-mail: projetotbcmosaico@gmail.com, com cópia para: rosaesertao@gmail.com ou correios para: Avenida Rio Grande do Sul, Centro, Chapada Gaúcha/MG, CEP: 39 314 000, contendo: currículo vitae e uma proposta com o valor bruto do trabalho. Prazo: até o dia 23 de maio de 2012.


10.2 Serão selecionados até 05 (cinco) propostas para realização de entrevistas.

10.3 As entrevistas acontecerão no dia 28 de maio de 2012 na sede do Instituto Rosa e Sertão, situado na Avenida Minas Gerais, nº 900, Centro, Chapada Gaúcha/MG.

10.4 O resultado será comunicado ao candidato selecionado no dia 29 de maio de 2012.


11. VALORES


O contratado terá um vencimento mensal bruto de R$ 7.300,00 (sete mil e trezentos reais brutos).
As despesas com transporte, alimentação e hospedagem decorrentes da execução do projeto, quando em viagem, ocorrerão por conta do Instituto Rosa e Sertão.



Chapada Gaúcha, 04 de maio de 2012

Márcia Regina Silva Pena
Presidenta do Instituto Rosa e Sertão


Damiana Campos
Coordenadora Executiva do Instituto Rosa e Sertão

Danielle Alves
Coordenadora Técnica do Projeto Turismo Ecocultural
de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu




Nenhum comentário:

Postar um comentário