INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO
Convênio Caixa Econômica Federal / Instituto Rosa e Sertão / FNMA
Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do
Mosaico Sertão Veredas
TERMO DE REFERÊNCIA Nº 007/12
1.
OBJETIVO: Contratação
de arte educador para ministrar 11 encontros de atividades ecoculturais no
Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu para educadores no âmbito do projeto Turismo
Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, sob a
execução do Instituto Rosa e Sertão.
2.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
O presente projeto será desenvolvido no território do Mosaico Sertão
Veredas - Peruaçu, que engloba 11 unidades de conservação, sendo seis de
proteção integral, quatro de uso sustentável e uma RPPN, perfazendo uma área
total aproximada de 1.500.000 hectares. Além destas unidades de conservação,
existem no território do Mosaico, uma área indígena, outras três RPPNs,
corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos em planos de manejo já
elaborados e várias reservas legais averbadas.
Entremeadas a todas estas áreas protegidas localizam-se propriedades
privadas, em que são desenvolvidas as atividades agropecuárias, tanto voltadas
para o agronegócio e a silvicultura, como para a agricultura familiar.
O território do Mosaico abrange 10 municípios do noroeste de Minas
Gerais e um no sudoeste da Bahia, região que possui uma densidade demográfica
bastante baixa, de pouco mais de 5 hab / km2, e baixos Índices de
Desenvolvimento Humano, com uma média de 0,67.
Trata-se de uma região ainda bem conservada do ponto de vista dos
recursos naturais, sendo classificada como área de extrema e alta importância
biológica.
Característica também importante refere-se à riqueza cultural dos povos
que habitam a região, sertanejos, quilombolas, indígenas, dentre outros. Nela
ainda se encontram preservadas várias formas de manifestações culturais tão bem
descritas pelo célebre escritor mineiro João Guimarães Rosa, a quem se prestou
homenagem ao se nomear o Parque Nacional sediado em Chapada Gaúcha com o título
de sua mais famosa obra, Grande Sertão: Veredas.
São inúmeros os atrativos e as opções de visitação pública nesta região,
o que se traduz em grandes potencialidades para o desenvolvimento do turismo
ecocultural.
Nos últimos anos, a região tem despertado o interesse de grandes
investidores do agronegócio que poderão transformar a paisagem em grandes
monocultivos de grãos e eucalipto, a exemplo do que vem ocorrendo em outras
áreas do bioma Cerrado. As terras mais baratas, se comparado com outras áreas
de Minas Gerais, tem sido um dos principais fatores para essa movimentação.
O Projeto objetiva promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de
Base Comunitária na região do Mosaico, de forma a valorizar as riquezas
naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes
atores considerando as relações de gênero, etnia e geração. Pretende também,
potencializar suas ações por meio do trabalho coletivo com o projeto
Extrativismo Sustentável, realizado pela Coop Sertão Veredas firmando a gestão
integrada de duas vertentes de fomento a geração de renda e valorização dos
modos de vida tradicional e da biodiversidade.
Para isso serão desenvolvidas ações relacionadas com
de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural
nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da
organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comunitária.
3.
ABRANGÊNCIA
As atividades deste TDR terão como âmbito geográfico o território do
Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que engloba os seguintes municípios: Arinos,
Formoso, Urucuia, Chapada Gaúcha, Cocos (BA), Januária, Bonito de Minas, Cônego
Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga.
4.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
4.1 Preparar material informativo (apostila) contendo a proposta do
Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu em seu contexto educacional e patrimonial
(patrimônios ambiental e cultural) que regem o projeto
incluindo, no mínimo, os seguintes tópicos: I)
Apresentação do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e os respectivos patrimônios
ambiental e cultural do território II) Apresentação do tema Educação
Ecocultural III) Atividades de Educação
Ecocultural nas Escolas; IV) Apresentação de experiências de educação ambiental
e patrimonial no espaço formal e não-formal V) Discussões em torno da educação
ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e a correlação com as disciplinas
dos ensinos fundamental e médio VI) Aspetos Gerais sobre o território do
Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. Esta apostila tem que estar de acordo com
o nível que se estabelece para os participantes, sendo, assim, uma apostila
para pesquisa, organização e outras fontes necessárias para sua compreensão.
4.2 Ministrar
11 oficinas de 10 horas/aula, com base na apostila preparada, nas onze cidades
citadas no item abrangência, acima. As oficinas acontecerão entre os dias 01 e 31 de agosto de 2012. Estas
oficinas deverão que ser adequadas de acordo o público presente (educadores da
rede pública dos ensinos fundamental e médio), a forma metodológica tem que ser
explicativa ao que se pretende o material didático a ser produzido.
4.3 Elaborar
relatório sobre as atividades, incluindo relato das oficinas realizadas com
listas de presença (nome completo e CPF), tópicos abordados, apostila e
avaliações processuais dos participantes. Os conteúdos deste relatório terão
que ser produzidos paulatinamente a cada oficina, constando as impressões dos
participantes e da equipe a cada encontro concluído.
5.
PRODUTOS
5.1. Apostila informativa
contendo a proposta do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu em seu contexto
educacional e patrimonial (patrimônios ambiental e cultural) em uma linguagem
voltada para educadores e que estimule a produção de novas pesquisas sobre os
temas abordados;
5.2. Relatório
sobre as atividades realizadas.
6.
PRAZOS
O prazo de execução
do trabalho será de 4 (três) meses, iniciando-se
no dia 31 de maio de 2012 e terminado no dia 31 de setembro de 2012.
7. DESPESAS OPERACIONAI
As despesas com
transporte, alimentação e hospedagem ocorrerão por conta do Instituto Rosa e
Sertão.
8.
QUALIFICAÇÃO E DISPONIBILIDADE
8.1 Formação nível superior em
andamento ou completo em Pedagogia,
História, Arte Educação, Ciências Sociais, Geografia ou profissional em área
afim;
8.2 Experiência de, pelo menos, 3 (três) anos em trabalhos educação
patrimonial e ambiental.
8.3 Disponibilidade para trabalhar em Chapada Gaúcha, Minas Gerais,
quando necessárias reuniões, fechamento de materiais, e demais ações inerentes
ao projeto.
9.
SUPERVISÃO
A supervisão será
feita pela diretoria do Instituto Rosa e Sertão e pela coordenação técnica do
projeto de Turismo Ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.
10. PROCEDIMENTOS
PARA CONCORRENCIA DA VAGA
10.1.Os interessados
deverão encaminhar o currículo,
portfólio da empresa e proposta pedagógica para o e-mail: projetotbcmosaico@gmail.com,
com cópia para: rosaesertao@gmail.com ou correios para: Avenida Rio Grande do Sul, Centro, Chapada Gaúcha/MG,
CEP: 39 314 000, contendo: currículo vitae e uma proposta com o valor bruto do
trabalho. Prazo: até o dia 23 de maio de 2012.
10.2 Serão selecionados até 05 (cinco) propostas para realização de entrevistas.
10.3 As entrevistas acontecerão no dia 28 de maio de 2012 na sede do Instituto Rosa e Sertão, situado na Avenida Minas Gerais, nº 900, Centro, Chapada Gaúcha/MG.
10.4 O resultado será comunicado ao candidato selecionado no dia 29 de maio de 2012.
11. VALORES
O contratado terá um vencimento mensal bruto de R$ 7.300,00 (sete mil e trezentos reais brutos).
As despesas com transporte, alimentação e hospedagem decorrentes da execução do projeto, quando em viagem, ocorrerão por conta do Instituto Rosa e Sertão.
Chapada
Gaúcha, 04 de maio de 2012
Márcia Regina
Silva Pena
Presidenta do
Instituto Rosa e Sertão
Damiana
Campos
Coordenadora
Executiva do Instituto Rosa e Sertão
Danielle
Alves
Coordenadora
Técnica do Projeto Turismo Ecocultural
de Base
Comunitária no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu
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